top of page
Hi There

Olá, o meu nome é Catarina, tenho 18 anos e apresento-vos o meu blog! A minha paixão por livros, surgiu num período em que estes se tornaram os meus melhores amigos, os meus confidentes, onde por breves instantes tudo era perfeito! No entanto passado todas as turbulências vividas, estes continuam a ter um lugar muito especial! Dado isto pensei em criar este blog, para partilhar com os outros o meu mundo literário! Espero que gostem!

More >
  • Instagram Social Icon

é o melhor remédio

Ler

Excellence Award

2017

A Ler no Momento
APPETIZING
ADVENTURES
-
COOKBOOK

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

A Perdição de D. Sancho II - Paulo Pimentel


Sinopse

Sancho II foi protagonista de alguns dos episódios mais decisivos, apaixonantes e conturbados da Idade Média portuguesa. Mas foi banido da História e hoje pouco se conhece sobre o seu reinado. Que motivos estão por trás dessa indiferença, como se de uma maldição se tratasse? Jovem e sonhador, venceu batalhas e conquistou territórios. Resistiu às intrigas familiares e políticas, aos interditos e excomunhões papais. Só não suportou as fraquezas do amor e o abandono da única mulher que amou. Morreu doente e praticamente sozinho, com os olhos postos num Tejo que não era o seu.


 







Opinião


D. Sancho II (1209-1248) teve um reinado atribulado e turbulento que terminou quando perdeu o confronto militar com o irmão mais novo, futuro D. Afonso III. Este último retirou-lhe a coroa com o apoio de parte da nobreza e do clero.

O rei assume o trono ainda criança após a morte do pai, D. Afonso II, um monarca que tinha combatido ao crescente poder da alta nobreza portuguesa, tanto no campo de batalha como também através da supressão de poder e terras.

A tenra idade de D. Sancho deixa o reino aberto a diversos abusos por parte das classes dirigentes, situação que vai resultar no choque com as mais baixas camadas da sociedade que até aí tinham beneficiado do apoio real que havia atribuído forais, fomentado a criação de concelhos e de feiras.

A instabilidade política leva diversos dirigentes políticos e religiosos a apelar ao Papa para que este resolvesse a situação. A solução vai passar por derrubar D. Sancho II, colocando no trono o seu irmão mais novo, D. Afonso III, que era também Conde de Bolonha.

O rei retirou-se para Toledo onde morreu.

Este livro conta isto tudo e muito mais, numa perspectiva descritiva e plenamente entendida. Delicie-se com a mais bonita história de um dos maiores reis de Portugal.


Uma leitura com o apoio de Clube do Autor

Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page