O dia Em Que Te Perdi – Lesley Pearce
Sinopse
Na noite em que a mãe lhes foi arrancada, os gémeos Maisy e Duncan perceberam que só podiam contar um com o outro. Se até então a vida deles não fora fácil, a partir desse momento piora dramaticamente pois o pai decide enviá-los para casa da avó, a ríspida Violet. Os gémeos sentem-se mais abandonados do que nunca. Mas a negligência da avó tem um lado positivo: Maisy e Duncan passam a desfrutar de uma liberdade inesperada e podem explorar o campo e fazer novas amizades sem terem de se justificar a ninguém. Até ao dia em que Duncan desaparece sem deixar rasto. À medida que os dias dão lugar a semanas, perante a ineficácia da polícia e a indiferença da avó, Maisy decide descobrir por si própria o que aconteceu à única pessoa que verdadeiramente ama. E vai começar por Grace Deville, a excêntrica amiga do irmão. Grace vive isolada na floresta... e tem segredos por revelar… O Dia em Que Te Perdi explora ternamente temas delicados e atuais. Lesley Pearse, uma contadora de histórias nata, fala-nos de perda, de esperança, de força interior, e dos inquebráveis laços de família.
Opinião
O Dia em Que Te Perdi não é um cliché que estamos habituados a ler, sobrepõem-se a isso de forma estonteante.
Lesley Peace mostra-nos uma realidade completamente diferente. Uma realidade dura de duas crianças que se vão aliar a uma jovem e juntos vão tentar superar os mais difíceis obstáculos da vida.
As personagens são fabulosas e extremamente realistas, de tal forma, que nos envolvemos na história destes protagonistas pensamos sentimos o que eles estão a sentir.
O livro aborda temas como a pedofilia, o abandono, a doença mental e os rígidos costumes ingleses na educação das crianças. No qual automanicamente nos viramos para um mundo completamente diferente do que estamos habituados.
E é isso que Lesley Pearce nos faz sentir, tira-nos da realidade que vivemos, faz-nos pensar não só na nossa vida actual, mas também a vida que queremos viver no nosso futuro.
Esta é uma autora com pensamentos revolucionários que nos faz refletir nas coisas mais simples da vida.
Uma leitura com o Apoio de Leya!