O Último dos Nossos - Adélaïde de Clarmont-Tonnerre
Sinopse
Dresden, 1945: sob um dilúvio de bombas, uma mãe agoniza para dar à luz o seu filho. Manhattan, 1969: um homem encontra a mulher da sua vida no coração da Big Apple.
Do inferno da Europa, em 1945, à Nova Iorque hippie. Neste romance premiado com o Grande Prémio do romance da Academia Francesa, Adelaide de Clermont-Tonnerre conta a história dos anos loucos vividos na pele por dois genuínos filhos do século XX: Werner Zilch, nascido na Alemanha no estertor da Segunda Guerra Mundial, e Rebecca Lynch, herdeira de um homem de negócios e de uma mulher que logrou escapar com vida ao campo de concentração de Auschwitz. Uma paixão louca e proibida num cenário histórico repleto de reviravoltas e marcado pelo suspense.
Werner Zilch é um jovem carismático e empreendedor. Adotado desde tenra idade, vê-se confrontado com a descoberta das suas origens, tudo menos gloriosas. Aos olhos dos outros, pode ser considerado responsável pelos erros cometidos pelos seus antepassados? Como aceitar que o seu progenitor estivesse ligado ao nazismo?
A par das personagens, surgem nomes que os leitores por certo reconhecerão, todos eles figuras marcantes do seu tempo. A saber: Andy Warhol, Truman Capote, tom Wolfe, Joan Baez, Patti Smith, Bob Dylan... Uma complexa história de amor que é, ao mesmo tempo, um capítulo ficcionado da nossa História. O leitor não conseguirá pousar o livro enquanto não descobrir quem é, na verdade, «o último dos nossos». No fim, fica a pergunta: estaremos condenados a responder pelos crimes e pelo sofrimento dos nossos pais e avós?
Opinião
Uma complexa história de amor que é, ao mesmo tempo, um capítulo ficcionado da nossa História. O leitor não conseguirá pousar o livro enquanto não descobrir quem é, na verdade, «O último dos nossos».
Uma paixão louca e proibida num cenário histórico repleto de reviravoltas e suspense. O último dos Nossos conta-nos a história de Werner Zilch é um jovem carismático e empreendedor. Adotado desde tenra idade, vê-se confrontado com a descoberta das suas origens, tudo menos gloriosas. Ele nasceu na Alemanha no estertor da Segunda Guerra Mundial, e o destino juntou-o com Rebecca Lynch, herdeira de um homem de negócios e de uma mulher que logrou escapar com vida ao campo de concentração de Auschwitz.
Juntos este casal de apaixonado vai ter que passar por muitas reviravoltas para conseguirem ficar juntos! Será que vão conseguir ultrapassar todas as advertências causadas pela hipocrisia social, o medo, e crenças antigas ainda muito presentes?
Vamos conseguir responder a todas estas perguntas ao ler este que muitos vão considerar o melhor livro do ano!
Este romance significa para todos nós uma luta interminável sobre o poder do amor, e a persistência que ele defende.
O último dos Nossos é uma história repleta de Amor, aventuras, raiva e muito drama. Este é um romance que nos leva a refletir sobre a nossa própria existência, levar-nos a pensar no que realmente faríamos por amor.
É uma obra digna e completamente estonteante!
Uma leitura com o Apoio de: Clube do Autor!